• Dra Paula Luigia

A misteriosa conexão entre enxaqueca e obesidade

As pessoas obesas apresentam um estado inflamatório crônico, o que levou esses pesquisadores a associar a relação entre obesidade e enxaqueca.

Os médicos observaram há muito tempo a conexão entre enxaqueca e obesidade. “A maioria dos neurologistas viu estudos suficientes que mostram a ligação entre obesidade e enxaqueca”, compartilhou Sylvia Lucas, MD, PhD, professora clínica de neurologia, especializada em dores de cabeça, na Escola de Medicina da Universidade de Washington em Seattle. De fato, estudos anteriores indicaram que a perda de peso pode reduzir a frequência, gravidade e duração das crises de enxaqueca.1 Uma meta-análise de 2017 de peso e enxaqueca descobriu que o risco de enxaqueca aumentou 27% nos adultos com obesidade.

Tanto a obesidade quanto a enxaqueca estão associadas à inflamação, falta de atividade física e sintomas psicológicos, como depressão e ansiedade. Qualquer efeito da perda de peso na enxaqueca, portanto, pode ser devido a qualquer um desses fatores inter-relacionados.

Todos os estudos relataram pelo menos um dos seguintes desfechos: severidade, frequência, incapacidade ou duração da dor de cabeça. Dez estudos fizeram o corte final para inclusão na meta-análise. Um total de 581 pacientes (dos EUA, Itália e Irã) foram incluídos na revisão. Dois dos estudos foram baseados em populações pediátricas. Dos oito que não o eram, a idade média era de 40,3; seis delas eram todas mulheres e as outras duas eram 83% e 93% mulheres.

Os resultados mostraram perda de peso associada com melhora em todos os quatro desfechos considerados - frequência da enxaqueca, gravidade, duração e deficiência relacionada. O efeito da perda de peso sobre a dor foi mais notável do que o efeito sobre a duração. A frequência e a deficiência ficaram entre um e outro. Além disso, os resultados não variaram muito entre as intervenções comportamentais ou cirúrgicas, nem entre adultos e crianças.

Outro achado interessante foi que os efeitos não parecem se correlacionar com o grau de perda de peso ou com o peso inicial dos pacientes. Isso fez com que os pesquisadores especulassem que a perda de peso em si não era o único mecanismo envolvido na melhora dos pacientes. Eles sugeriram que uma redução de citocinas pró-inflamatórias e um aumento de citocinas antiinflamatórias devido à restrição energética, qualidade da dieta ou outros fatores podem ser um mecanismo possível. Dr. Lucas concorda que a inflamação pode ser a provável culpada. “Nós sabemos que, se você é obeso, há uma liberação quase constante de citocinas”.

Precisamos sempre abordar os sintomas de uma forma integral, nessa pesquisa temos o envolvimento de alterações emocionais e alimentares, pelo menos. Sabemos que a obesidade traz consigo inúmeras disfunções tanto físicas quanto emocionais, portanto olhar o paciente de uma forma integral, buscando encontrar a origem de seus sintomas e agregando com outras abordagens se necessárias, é fundamental. A Microfisioterapia sempre é bem vinda permitindo ao corpo equilibrar e possibilitando um vida mais saudável em todos os sentidos.

Referências: Body composition status and the risk of migraine: a meta-analysis

B Gelaye, S Sacco, WJ Brown, HL Nitchie, R Ornello… - Neurology, 2017 - AAN Enterprises

Ornello, R., Ripa, P., Pistoia, F. et al. Migraine and body mass index categories: a systematic review and meta-analysis of observational studies. J Headache Pain16, 27 (2015). https://doi.org/10.1186/s10194-015-0510-z