• Dra Paula Luigia

Microfisioterapia e Ansiedade

Atualizado: Jun 21

A ansiedade é inata ou se desenvolve em nós na infância, transmitida insidiosamente por nossos pais? Herança genética ou construção emocional, fazemos um balanço das causas que dão origem / surgem / fazem crescer a nossa apreensão.

É um estado tão frequente quanto comum, tão importante quanto desagradável, tão poderoso quanto efêmero: a ansiedade. Essa inquietação metafísica pode assumir a forma de desconforto físico ou sensação de perigo iminente. Embora nem sempre seja fácil entender por que entramos nesse estado, é ainda mais difícil saber de onde vêm esses medos e ansiedades. O que em nossa vida poderia ter criado essa sensação de insegurança e estresse? Temos as mesmas ansiedades que nossos pais e, em caso afirmativo, eles as transmitiram a nós?

Os sintomas de ansiedade possuem em sua maioria, semelhanças, porém, as causas que levaram ao desenvolvimento desses sintomas são individuais e estão correlacionadas com multifatores, desde sua hereditariedade, alimentação, as percepções que as pessoas possuem diante os acontecimentos em suas vidas. Essa percepção é moldada a partir das referências de suas vivências ao longo da vida, o que fica registrado como memória em nosso corpo e não apenas em nosso cérebro, podemos também trazer informações de nossos pais relacionadas a ansiedade. Muitas vezes não temos consciência do gatilho que nos leva a desencadear os sintomas da ansiedade. Só sabemos que diante de algumas situações, lugares ou simplesmente de repente, os sintomas se iniciam, a partir daí é desencadeada várias reações químicas regidas pelo nosso sistema nervoso autônomo responsável pelas sensações físicas que apresentamos. Não há um simples desencadear dos sintomas, há sempre um fator responsável por essas ativações e muitas vezes não temos consciência deles, pois estão em nosso inconsciente, em nossa memória celular. É nesse aspecto que a Microfisioterapia é eficaz, ela busca essas memórias para que elas sejam solucionadas pelo próprio organismo. É sabido que só conseguimos eliminar qualquer sintoma quando buscamos sua causa. Deste modo, funciona a técnica da Microfisioterapia, a qual busca no corpo do paciente, através de leves palpações, as memórias celulares registradas pelo corpo e que estão impedindo-o de funcionar dentro da normalidade de cada pessoa.

Após detectar a causa, o corpo é estimulado para que se auto corrija através de sua força de cura. Uma vez que encontramos quais influencias podem ter gerado esses transtornos, a Microfisioterapia retira do organismo essas influências, levando a uma reorganização de nossos sistemas cessando os sintomas e os comportamentos disfuncionais e uma condição de bem estar.

Alguns exemplos de influências que podem gerar ansiedade além de questões hereditárias são também questões existenciais e relacionais, produtos que ingerimos, substâncias as quais somos expostos, de nossos projetos de vida.

Todas essas questões são interpretadas pelo nosso organismo e muitas vezes criam desequilíbrios em nosso organismo. A Microfisioterapia identifica a causa e o próprio organismo trabalha para o retorno ao seu estado de equilíbrio e bem estar. Portanto a técnica trabalha o ser humano, e não apenas o sintoma. Por esse motivo os resultados são tão eficazes e impressionantes, permitindo à pessoa a retomar os seus projetos de vida.

#ansiedade #trasntornodeansiedade #microfisioterapiaesansiedade